Início » Livroterapia » LIVROTERAPIA – A Caçada, de Andrew Fukuda – @intrinseca

LIVROTERAPIA – A Caçada, de Andrew Fukuda – @intrinseca

Gene é diferente dos outros. Ele não tem a força e agilidade de seus colegas da escola, é imune à luz do sol e não sente uma sede insaciável por sangue. Gene é um “heper”, um dos últimos humanos do planeta, e vive disfarçado no meio das pessoas normais. Ele usa presas falsas, raspa todos os pelos do corpo, faz o possível para esconder seu cheiro e jamais abandona sua máscara. Sabe que não deve chamar a atenção em um mundo em que um pequeno deslize pode ser fatal.Mesmo vivendo sozinho há anos, Gene ainda escuta as palavras de advertência de seu pai: Não faça amigos; não pegue no sono durante a aula; não pigarreie; não gabarite as provas, embora sejam um insulto à sua inteligência. Não durma na casa de colegas; não cantarole nem assobie. E ainda: Nunca esqueça quem você é. Ele leva sua vida de acordo com essas regras, determinado a sobreviver. Mas a frágil segurança de Gene é ameaçada por uma terrível surpresa: a Caçada Eper.

.

Onde comprar: AmazonBuscapéSaraiva

Resenha

Gene é uma presa em seu próprio mundo. Essa é uma história de vampiros, mas às avessas. Na verdade, o autor não usa essa palavra “vampiro”, mas é a criatura que mais nos lembra a descrição que Gene faz dos habitantes desse mundo estranho no qual ele vive. Estamos acostumados a termos vampiros em minoria, mesmo porque eles são grandes predadores, mas aqui eles são os “normais”. Gene é um eper, que seria o ser humano, porém eles foram caçados até praticamente à extinção. Para sobreviver, então, ele tem que se camuflar. Seu pai o ensinou desde pequeno todas as regras que ele teria que seguir para não ser descoberto: não suar, não chorar, nunca rir ou sorrir, não ter pelos corporais, salivar e comer como os demais, não sair ao sol, usar presas falsas, etc. Porque se você for pego, aí, meu amigo, não tem salvação, você será devorado. Não só seu sangue, como se espera de um vampiro, mas você inteiro, mais como um zumbi.

Hoje as regras estão tão incutidas em mim que são como as leis da natureza. Nunca me senti tentado a desobedecê-las.

“Antigamente estávamos em maior número. Tenho certeza. Não chegaríamos a lotar um estádio de futebol, nem mesmo uma sala de cinema, mas certamente havia mais do que hoje. A verdade é que acho que não sobrou ninguém. Só eu. É o que acontece quando você é uma iguaria. Quando é desejado. A extinção.”

Um pouco nojento, eu sei. Adorei o livro, mas fiquei “enjoada” em certas partes com a descrição das cenas e a ideia de que poderia viver algo assim. 😮 Pois é, eu mergulho mesmo nos livros. Se você tem estômago fraco… bom, recomendo o livro mesmo assim, vale a pena. Só não o leia enquanto estiver comendo algo tipo… carne. 😛

output_J5pZjTEntão, nosso protagonista vive cercado por uma mistura de vampiros e zumbis e tem que ficar alerta 24 horas por dia. Loucura, né? Ele está conseguindo se camuflar bem até que se descuida e seu pai some. Isso foi há sete anos e ele passa a ter que se virar sozinho. Agora, aos dezesseis anos, é realizado o sorteio para a participação na aguardadíssima Caçada Eper, na qual esses pobres humanos serão soltos e os vampiros “sortudos” irão viver a emoção da caça e se banquetear. Adivinha quem foi sorteado? Pois é, Gene, amigo, você não tem sorte mesmo! Imagina estar lá e ter que fingir estar superempolgado para caçar e devorar alguém de sua própria espécie? Insano!

Apesar de a última Caçada Eper ter acontecido dez anos atrás, as pessoas ainda falam sobre isso. O Palácio surpreendeu a todos quando anunciou que vinha hospedando secretamente oito epers. Oito epers vivos e cheios de sangue. Para levantar a moral na época da depressão econômica, o Soberano decidiu soltar esses epers. Esses epers, mantidos em confinamento durante anos, estavam gordos e lentos, desnorteados e assustados. Ao serem soltos como cordeiros para o abate, não tiveram a menor chance. Tiveram uma vantagem de doze horas. E então, um grupo de sortudos, escolhido por sorteio, teve permissão de sair à caça deles. A Caçada acabou em duas horas, e o evento gerou aumento na popularidade do Soberano.

Junto com ele é sorteado outro aluno: Julia Brasa, que parece ter sentimentos por ele. Os dois são levados da escola imediatamente para o Instituto Eper, o que é um pesadelo para Gene, que não tem como ir em casa e pegar itens essenciais para sua camuflagem.

A partir daí, o livro passa a fazer uma contagem regressiva até o grande dia da caçada, com inúmeros desafios que Gene tem que enfrentar, incluindo conhecer os epers que serão caçados, mas não tem ideia do que realmente irá acontecer.

Será que ele irá ajudá-los ou preferirá manter sua identidade escondida? Ou será que ele ao menos terá essa escolha?

Faça o que for necessário para sobreviver.

Confira o book trailer do livro.

Como falei anteriormente, esse livro foge bem do comum e me peguei diversas vezes com o coração na mão com medo do que viria a seguir, se ele seria descoberto e aquele seria o seu fim. Cheguei a fechar o livro, mesmo me roendo pra saber o que viria a seguir, porque precisava respirar e me acalmar. 😮

Andrew Fukuda criou esse universo com maestria, que nos suga para dentro das páginas e nos faz viver todas as angústias dos personagens.

Esse livro me lembrou o filme 2019 – O Ano da Extinção, no qual os humanos também estão quase extintos e os vampiros entram em frenesi a qualquer minúsculo sinal de sangue. Para quem gostou do livro, indico esse filme. 😉

O segundo livro, As Presas, pega exatamente de onde A Caçada terminou. Foi um final bem angustiante, devo confessar. Já estou lendo e venho contar pra vocês o que achei quando terminar, tá?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s